segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Hip Hop


O mês de Novembro é o mês de comemoração do surgimento do Movimento Hip Hop. Nos anos de 1960 e 1970 os bairros periféricos das cidades estadunidenses, formada em sua maioria por afro-americanos e latinos, estavam sofrendo com a violência das gangues.
Especificamente no bairro do Bronx, cidade de Nova Iorque, no dia 12 de Novembro de 1973 o Dj Afrika Bambaataa, ex integrante da gangue Savage Sevem (Sete Selvagem), funda a Universal Zulu Nation (uma organização não-governamental) ,com a intenção de reunir jovens que praticavam e participavam de atividades artísticas e culturais nas ruas dos guetos , atividades essas que eram o: breack (dança de rua); ,grafite (arte expressada nos muros em sua maioria feita com tinta spray) ,dj (disquei jóquei que tira o som dos toca-discos) e o mc (mestre de cerimônia que da voz ao protesto e improviso nas rimas). Elementos esses que eram praticados, mas não reunidos, pelos jovens negros e latinos dos guetos. Através da reunião desses elementos num mesmo espaço Afrika Bambaataa e outros idealizadores do Movimento Hip Hop começou a passar mensagens de não violência, união, protestos contra o racismo e reivindicação de direitos. Com isso tentava mudar o cenário de conflitos entre as gangues e mostrar que os inimigos não estavam ali nos guetos e sim fora deles.
Um ano após a fundação da Universal Zulu Nation, 12 de Novembro de 1974 comemora-se o dia do Movimento Hip Hop.
Afrika Bambaataa acrescentou o 5º elemento no Movimento Hip Hop, que é a consciência.
O Movimento Hip Hop que surgiu nos guetos de Nova Iorque é expandido para outras cidades dos EUA, chega ao Brasil nos anos 1980 e é praticado hoje em dia no mundo inteiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário